sábado, 27 de junho de 2020

POSTAGEM ATIVIDADE SOCIOLOGIA 3ª A,B PROF, LUIZ

Para esse segundo bimestre nossos temas de estudo serão: Formas de participação
popular na história do Brasil; Movimentos sociais contemporâneos: Movimento operário e
sindical, populares urbanos e dos Trabalhadores Sem-Terra; Movimentos sociais
contemporâneos: Movimento feminista; “Novos” movimentos sociais: negro, ambientalista,
LGBTTQA+ (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Esses temas serão abordados ao
longo do bimestre para que ao final possamos ter uma visão de conjunto do que podemos
resumir como sendo O longo processo de Luta e Participação Popular que forjaram e
seguem forjando aquilo que devemos entender como a História do Brasil.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o envio
das atividades semanais.
ATENÇÃO: Colocar no assunto do email seu nome, número, série e a que semana se
refere a atividade. Exemplo: Ana Maria Anunciação, 3ª série B. No 4, Atividade da
semana 02.

Semana de 22 a 26 de Junho
. “Viver sem conhecer o passado é andar no escuro” Luiz Bolognesi
“Eles combinaram de nos matar e nós precisamos combinar que não iremos
morrer.” Conceição Evaristo
Como vocês já devem ter percebido estamos estudando esses movimentos de maneira
cronológica, seguindo a passagem dos anos. Nessa semana vamos tratar de alguns
conflitos ocorridos no campo (Canudos, Cangaço, Contestado) e outros dois na cidade
(Revolta da Vacina, Revolta da Chibata). Mais adiante quando formos tratar dos movimentos
sociais contemporâneos voltaremos a esse ambiente do campo. Se atentem para o fato de
que a questão das condições sociais e a situação de miséria do povo sempre estiveram
presentes e serviram como impulso para esses movimentos.
Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.
Segue abaixo dois links de vídeos no YouTube que tratam de maneira diferenciada essas
revoltas, e deixo os links da semana passada.

 Revolta de Canudos e o Cangaço - Brasil Escola (https://www.youtube.com/watch?v=xbC-lF3fwn8)
Revolta da Vacina, Chibata e Contestado - Brasil Escola
(https://www.youtube.com/watch?v=ejC_iWzx-Nw)

(Canal Tese Onze - Uma história de amor e fúria | Ficção e política 002 -
https://www.youtube.com/watch?v=6o5RImGL60c)
(UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA | RIO 2096 - https://www.youtube.com/watch?v=aE1meL6qmRg)

**Objetivo: Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas
revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX; Compreender a importância
da participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-
terra.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.

2 comentários:

  1. oii professor, tudo bem? estou com uma dúvida, são três trabalhos (1.sobre movimentos populares 2.revoltas populares 3.movimentos populares nos campos)? desde já agradeço pela atenção!
    Yasmin Ferreira, 3B

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin, boa tarde ....desculpe...só vi agora sua mensagem...
    Olha só na verdade o assunto é sobre as revoltas populares você, na atividade dessa semana tratamos apenas de algumas delas (Canudos, Cangaço, Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata). A ideia é que vocês assistam aos vídeos e façam um pequeno relatório do que entenderam (Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
    suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.)
    Espero ter ajudado/esclarecido e qualquer coisa pode me chamar de novo.
    Abraços
    Luiz - Sociologia

    ResponderExcluir