sábado, 27 de junho de 2020

POSTAGEM ATIVIDADE SOCIOLOGIA 2ª A,B,C,D PROF. LUIZ

Para esse segundo bimestre nossos temas de estudo serão: Cultura, consumo,
consumismo e comunicação de massa; Construção da identidade pelos jovens. Esses
temas serão abordados ao longo do bimestre para que ao final possamos ter uma visão de
conjunto do que podemos resumir como sendo a influência da Cultura de
Massa/Indústria Cultural no Processo de Construção de Identidade pelos Jovens.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o envio
das atividades semanais.
ATENÇÃO: Colocar no assunto do email seu nome, número, série e a que semana se
refere a atividade. Exemplo: Ana Maria Anunciação, 2ª série B. No 4, Atividade da
semana 02.
Semana de 22 a 26 de Junho
Abaixo segue alguns trechos de textos sobre os conceitos de Cultura de Massa/Industria
Cultural, retirados do site Todo Estudo
(https://www.todoestudo.com.br/sociologia/industria-cultural), sugiro que entrem no link
para realizar a leitura completa do texto e também acessar os vídeos que estão indicados na
página.
“O conceito de indústria cultural é uma crítica ao capitalismo que transforma expressões
culturais em mercadoria.
A cultura é produzida por todas as sociedades humanas, mesmo sem intenções prévias.
Entretanto, o que acontece se aspectos culturais – como o cinema, a música ou as formas
de se vestir – passam a ser fabricadas intencionalmente a partir de uma lógica do
mercado? É sobre isso que o conceito de indústria cultural trata.”
“O que é a indústria cultural na sociologia?
A indústria cultural é um conceito que descreve o processo que torna a cultura uma
mercadoria. Para isso, uma expressão cultural é retirada de seu contexto de origem para
entrar na lógica industrial e do consumismo.
Ou seja, assim como em uma indústria são produzidos alimentos ou automóveis, a cultura
também passa a ser fabricada em larga escala. Para os autores da escola de Frankfurt,
isso só aumenta o grau de alienação das pessoas em uma sociedade capitalista.”

Segue aqui o link de dois vídeos bem curtos que podem auxiliar o entendimento:
Indústria Cultural – Canal Hidra Educacional
(https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=g8rjzDsnpqk&feature=emb_logo)
Man – Canal Steve Cutts – (https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU)
Man 2020 – Canal Steve Cutts (https://www.youtube.com/watch?v=DaFRheiGED0)

Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.
*Objetivos: Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa;
Refletir criticamente a respeito da produção em massa.

Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário