Para esse segundo bimestre nossos temas de estudo serão: Formas de participação
popular na história do Brasil; Movimentos sociais contemporâneos: Movimento operário e
sindical, populares urbanos e dos Trabalhadores Sem-Terra; Movimentos sociais
contemporâneos: Movimento feminista; “Novos” movimentos sociais: negro, ambientalista,
LGBTTQA+ (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Esses temas serão abordados ao
longo do bimestre para que ao final possamos ter uma visão de conjunto do que podemos
resumir como sendo O longo processo de Luta e Participação Popular que forjaram e
seguem forjando aquilo que devemos entender como a História do Brasil.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o envio
das atividades semanais.
ATENÇÃO: Colocar no assunto do email seu nome, número, série e a que semana se
refere a atividade. Exemplo: Ana Maria Anunciação, 3ª série B. No 4, Atividade da
semana 02.
Semana de 22 a 26 de Junho
. “Viver sem conhecer o passado é andar no escuro” Luiz Bolognesi
“Eles combinaram de nos matar e nós precisamos combinar que não iremos
morrer.” Conceição Evaristo
Como vocês já devem ter percebido estamos estudando esses movimentos de maneira
cronológica, seguindo a passagem dos anos. Nessa semana vamos tratar de alguns
conflitos ocorridos no campo (Canudos, Cangaço, Contestado) e outros dois na cidade
(Revolta da Vacina, Revolta da Chibata). Mais adiante quando formos tratar dos movimentos
sociais contemporâneos voltaremos a esse ambiente do campo. Se atentem para o fato de
que a questão das condições sociais e a situação de miséria do povo sempre estiveram
presentes e serviram como impulso para esses movimentos.
Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.
Segue abaixo dois links de vídeos no YouTube que tratam de maneira diferenciada essas
revoltas, e deixo os links da semana passada.
Revolta de Canudos e o Cangaço - Brasil Escola (https://www.youtube.com/watch?v=xbC-lF3fwn8)
Revolta da Vacina, Chibata e Contestado - Brasil Escola
(https://www.youtube.com/watch?v=ejC_iWzx-Nw)
(Canal Tese Onze - Uma história de amor e fúria | Ficção e política 002 -
https://www.youtube.com/watch?v=6o5RImGL60c)
(UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA | RIO 2096 - https://www.youtube.com/watch?v=aE1meL6qmRg)
**Objetivo: Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas
revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX; Compreender a importância
da participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-
terra.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.
sábado, 27 de junho de 2020
POSTAGEM ATIVIDADE SOCIOLOGIA 2ª A,B,C,D PROF. LUIZ
Para esse segundo bimestre nossos temas de estudo serão: Cultura, consumo,
consumismo e comunicação de massa; Construção da identidade pelos jovens. Esses
temas serão abordados ao longo do bimestre para que ao final possamos ter uma visão de
conjunto do que podemos resumir como sendo a influência da Cultura de
Massa/Indústria Cultural no Processo de Construção de Identidade pelos Jovens.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o envio
das atividades semanais.
ATENÇÃO: Colocar no assunto do email seu nome, número, série e a que semana se
refere a atividade. Exemplo: Ana Maria Anunciação, 2ª série B. No 4, Atividade da
semana 02.
Semana de 22 a 26 de Junho
Abaixo segue alguns trechos de textos sobre os conceitos de Cultura de Massa/Industria
Cultural, retirados do site Todo Estudo
(https://www.todoestudo.com.br/sociologia/industria-cultural), sugiro que entrem no link
para realizar a leitura completa do texto e também acessar os vídeos que estão indicados na
página.
“O conceito de indústria cultural é uma crítica ao capitalismo que transforma expressões
culturais em mercadoria.
A cultura é produzida por todas as sociedades humanas, mesmo sem intenções prévias.
Entretanto, o que acontece se aspectos culturais – como o cinema, a música ou as formas
de se vestir – passam a ser fabricadas intencionalmente a partir de uma lógica do
mercado? É sobre isso que o conceito de indústria cultural trata.”
“O que é a indústria cultural na sociologia?
A indústria cultural é um conceito que descreve o processo que torna a cultura uma
mercadoria. Para isso, uma expressão cultural é retirada de seu contexto de origem para
entrar na lógica industrial e do consumismo.
Ou seja, assim como em uma indústria são produzidos alimentos ou automóveis, a cultura
também passa a ser fabricada em larga escala. Para os autores da escola de Frankfurt,
isso só aumenta o grau de alienação das pessoas em uma sociedade capitalista.”
Segue aqui o link de dois vídeos bem curtos que podem auxiliar o entendimento:
Indústria Cultural – Canal Hidra Educacional
(https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=g8rjzDsnpqk&feature=emb_logo)
Man – Canal Steve Cutts – (https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU)
Man 2020 – Canal Steve Cutts (https://www.youtube.com/watch?v=DaFRheiGED0)
Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.
*Objetivos: Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa;
Refletir criticamente a respeito da produção em massa.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.
consumismo e comunicação de massa; Construção da identidade pelos jovens. Esses
temas serão abordados ao longo do bimestre para que ao final possamos ter uma visão de
conjunto do que podemos resumir como sendo a influência da Cultura de
Massa/Indústria Cultural no Processo de Construção de Identidade pelos Jovens.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o envio
das atividades semanais.
ATENÇÃO: Colocar no assunto do email seu nome, número, série e a que semana se
refere a atividade. Exemplo: Ana Maria Anunciação, 2ª série B. No 4, Atividade da
semana 02.
Semana de 22 a 26 de Junho
Abaixo segue alguns trechos de textos sobre os conceitos de Cultura de Massa/Industria
Cultural, retirados do site Todo Estudo
(https://www.todoestudo.com.br/sociologia/industria-cultural), sugiro que entrem no link
para realizar a leitura completa do texto e também acessar os vídeos que estão indicados na
página.
“O conceito de indústria cultural é uma crítica ao capitalismo que transforma expressões
culturais em mercadoria.
A cultura é produzida por todas as sociedades humanas, mesmo sem intenções prévias.
Entretanto, o que acontece se aspectos culturais – como o cinema, a música ou as formas
de se vestir – passam a ser fabricadas intencionalmente a partir de uma lógica do
mercado? É sobre isso que o conceito de indústria cultural trata.”
“O que é a indústria cultural na sociologia?
A indústria cultural é um conceito que descreve o processo que torna a cultura uma
mercadoria. Para isso, uma expressão cultural é retirada de seu contexto de origem para
entrar na lógica industrial e do consumismo.
Ou seja, assim como em uma indústria são produzidos alimentos ou automóveis, a cultura
também passa a ser fabricada em larga escala. Para os autores da escola de Frankfurt,
isso só aumenta o grau de alienação das pessoas em uma sociedade capitalista.”
Segue aqui o link de dois vídeos bem curtos que podem auxiliar o entendimento:
Indústria Cultural – Canal Hidra Educacional
(https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=g8rjzDsnpqk&feature=emb_logo)
Man – Canal Steve Cutts – (https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU)
Man 2020 – Canal Steve Cutts (https://www.youtube.com/watch?v=DaFRheiGED0)
Como forma de sistematizar os conceitos tratados nessa semana, peço que registrem com
suas palavras o que entenderam sobre o assunto e também listem as dúvidas que ficarem.
*Objetivos: Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa;
Refletir criticamente a respeito da produção em massa.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.
POSTAGEM ATIVIDADE SOCIOLOGIA 1ª C,D,E,F PROF. LUÍZ
Para esse segundo bimestre nossos temas de estudo serão: Socialização e
sociabilidade, Relações e interações sociais, Processo de construção da identidade,
Inserção em grupos sociais: Família, escola, vizinhança, trabalho. Ao longo do
bimestre iremos abordá-los de forma que ao final possamos ter uma visão de conjunto
do que podemos resumir como sendo o Processo de Socialização e Construção da
Identidade.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o
envio das atividades semanais.
Semana de 22 a 26 de Junho
Abaixo seguem mais alguns conceitos que podem nos ajudar a entender melhor o
processo de socialização e junto segue o link para um vídeo que pode nos auxiliar:
Instituições, grupos e categorias sociais
Instituições sociais:
- Conjunto relativamente estável de padrões culturais que servem como modelo para
os indivíduos. Exemplo: o casamento.
- Referem-se a padrões e normas que se aplicam a diferentes grupos na sociedade.
Exemplo: família, escola, religião.
Mecanismos de socialização são os meios por meio dos quais os padrões e normas
sociais são transmitidos pelo grupo e internalizados pelos indivíduos (aprendizagem,
imitação e identificação).
Nossa identidade social se constitui por meio dos mecanismos de socialização.
Grupos sociais:
- Constituem-se a partir de interesses, práticas e valores compartilhados por um grupo
de indivíduos.
- Podem ser classificados em primários, intermediários e secundários.
• Categorias sociais, para a Sociologia, são formadas por indivíduos que vivem
experiências semelhantes sem, no entanto, estabelecerem relações sociais diretas.
Exemplo: os metalúrgicos.
Processo de Socialização: Instituições (Sociologia com a Gabi -
https://www.youtube.com/watch?v=YPRk8yTSR8w)
Como forma de sistematizar o que foi tratado nessa semana, escreva com suas
palavras e usando exemplos de suas vivências, como você percebe a presença
desses conceitos no seu processo de socialização.
*Objetivos: Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização; Compreender as
dinâmicas de interação e relações sociais.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.
sociabilidade, Relações e interações sociais, Processo de construção da identidade,
Inserção em grupos sociais: Família, escola, vizinhança, trabalho. Ao longo do
bimestre iremos abordá-los de forma que ao final possamos ter uma visão de conjunto
do que podemos resumir como sendo o Processo de Socialização e Construção da
Identidade.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do chat da sala de aula do app do Centro de
Mídias ou no Google Sala de Aula, ou ainda no email:
luizcarlosmelo@prof.educacao.sp.gov.br o qual também deve ser usado para o
envio das atividades semanais.
Semana de 22 a 26 de Junho
Abaixo seguem mais alguns conceitos que podem nos ajudar a entender melhor o
processo de socialização e junto segue o link para um vídeo que pode nos auxiliar:
Instituições, grupos e categorias sociais
Instituições sociais:
- Conjunto relativamente estável de padrões culturais que servem como modelo para
os indivíduos. Exemplo: o casamento.
- Referem-se a padrões e normas que se aplicam a diferentes grupos na sociedade.
Exemplo: família, escola, religião.
Mecanismos de socialização são os meios por meio dos quais os padrões e normas
sociais são transmitidos pelo grupo e internalizados pelos indivíduos (aprendizagem,
imitação e identificação).
Nossa identidade social se constitui por meio dos mecanismos de socialização.
Grupos sociais:
- Constituem-se a partir de interesses, práticas e valores compartilhados por um grupo
de indivíduos.
- Podem ser classificados em primários, intermediários e secundários.
• Categorias sociais, para a Sociologia, são formadas por indivíduos que vivem
experiências semelhantes sem, no entanto, estabelecerem relações sociais diretas.
Exemplo: os metalúrgicos.
Processo de Socialização: Instituições (Sociologia com a Gabi -
https://www.youtube.com/watch?v=YPRk8yTSR8w)
Como forma de sistematizar o que foi tratado nessa semana, escreva com suas
palavras e usando exemplos de suas vivências, como você percebe a presença
desses conceitos no seu processo de socialização.
*Objetivos: Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização; Compreender as
dinâmicas de interação e relações sociais.
Habilidades trabalhadas: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de
produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas
fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais.
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