sexta-feira, 20 de março de 2020

Postagem Atividade Biologia Prof(a) Mirian


1ºs E e F
BIOLOGIA – Professora Miriam

Pesquise e entregue manuscrito e ilustrado no retorno das aulas.
Os temas são:
1.                      Fluxo de energia nos seres vivos
2.                       Ciclo do carbono
3.                       Relações ecológicas entre espécies

Postagem Atividade Eletiva Prof(a) Beatriz

PROFESSORA BEATRIZ

TRABALHO DE ELETIVA. 1B e 2D


Para visualizar a atividade clique no link a baixo.

Postagem Atividade Matemática - Prof(a) Beatriz

PARA OS PRIMEIROS ANOS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE MATEMÁTICA

clique no linque  a baixo

atividade de matemática 1ªs séries

Postagem Atividade Geografia Prof. Wellington





Geografia/Prof. Wellington Rafael


Turmas dos 1º anos A,B,C,D,E,F, pesquisa na internet ou em livros sobre:


O que é cartografia?                            
Para que servem os mapas?
Quais são os principais elementos constituintes do mapa?
Quais são os principais tipos de projeções cartográficas?
O que são coordenadas geográficas?
O trabalho poderá ser feito em folha de almaço ou de caderno, deverá ter no mínimo duas páginas (frente e verso). Cada tópico terá de conter no mínimo 10 linhas e se possível apresentar algumas imagens ou desenhos. Colocar fonte referencial.
_______________________________ 

Geografia/Prof. Wellington Rafael


Turmas dos 2º anos A,B,C. Pesquisem na internet ou em livros:


As fases da revolução industrial e os seus principais fatores.
As fases do capitalismo.
Brasil, do arquipélago ao continente e a sua formação territorial.
A industrialização do Brasil.
Os principais setores da economia.
O trabalho poderá ser feito em folha de almaço ou de caderno, deverá ter no mínimo duas páginas (frente e verso). Cada tópico terá de conter no mínimo 10 linhas e se possível apresentar algumas imagens ou desenhos. Colocar fonte referencial.

__________________________________ 

Geografia/Prof. Wellington Rafael


Turma do 3° Ano B. Pesquisem na internet ou em livros:


Globalização econômica e os seus fatores.
A globalização e as transformações socioespaciais.
A regionalização do mundo.
O conflito Norte e Sul.
Tipos de energia (renováveis e não renováveis) e os seus impactos ambientais.
O trabalho poderá ser feito em folha de almaço ou de caderno, deverá ter no mínimo duas páginas (frente e verso). Cada tópico terá de conter no mínimo 10 linhas e se possível apresentar algumas imagens ou desenhos. Colocar fonte referencial.

Postagem Atividades Tecnologia - Márcia

ATIVIDADE PARA A 1ª SÉRIE B
Atividade da disciplina “Tecnologia e Inovação”
Professora Marcia M. Bevilaqua.

Ensino Médio: 1ºB





Estudamos em aulas passadas sobre TDIC (Tecnologia Digitais da Informação e comunicação), que é uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação. Assim, é compreendida como um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet e diferenciam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela presença do digital.
Com a declaração de pandemia pelo novo coronavírus COVID-19, tivemos uma alteração significativa em nosso cotidiano, e nos vimos em uma situação de confinamento. A TDIC entra nesse cenário para que nós nos mantenhamos informados e com nossas comunicações cotidianas.
Uma ótima forma de exemplificar o que estou dizendo nesse texto é esse Blog da Escola Raul Fonseca, criado para que os professores e alunos continuem se comunicando durante esse período e para que cheguem até vocês conteúdos e atividades escolares.

Atividade:



Faça uma pesquisa de como a TDIC está colaborando nesse cenário de pandemia e como as Fake News estão atrapalhando esse processo, depois escreva um breve texto relatando no seguinte link: https://forms.gle/LaVp7Gny2ix7W4gu9

Postagem Atividade Eletivas Prof(a) Elena

ATIVIDADE DE ELETIVA (KUNG FU, SAÚDE E VIDA).





Vimos sobre a cultura da arte marcial (kung fu) e os seus princípios na aula
anterior. Agora vamos pensar no que a prática de atividade física e a luta
podem contribuir para a nossa saúde.

1. Faça uma pesquisa na internet sobre a importância da prática de
atividade física e da luta.

2. Agora com a pesquisa realizada, vamos colocar essas informações
no papel (aluno que tiver cartolina em casa pode fazer, caso não
tenha pode ser no papel sulfite). Monte um cartaz divulgando a
necessidade da prática de atividade física para a saúde. (pode falar
da prática de qualquer atividade, como também da prática da luta).

Postagem Atividade Projeto de Vida Prof. Valter



        TRABALHO PROJETO DE VIDA 
1ª B – D 2ª D


PROF. VALTER




PROJETO DE VIDA

Pesquisar cada tópico

- QUEM SOU EU?
- QUAIS SÃO MINHAS HABILIDADES?
- O QUE PRECISO MELHORAR?
- QUANTO TEMPO ME DEDICO AO MEU SONHO?
- FAÇA PROJEÇÕES PARA O ANO QUE VEM?


Cada aluno vai entregar individualmente o trabalho.

OBS.: Ainda não conheci todos vcs devido à situação na saúde pública que vivemos
neste momento.

Postagem Atividade História Prof(a) Lúcia

 

Disciplina: História

Atividades referentes à 1ª série do Ensino Médio (turmas: A, B, C, D, E, F).

Parte I


  •  Elabore um resumo com as características políticas, econômicas, sociais e religiosas das Civilizações Egípcia e Mesopotâmica.

Parte II


  •  Responder às seguintes questões:

1) Explique a expressão Crescente Fértil?
2) Pesquise as principais obras hidráulicas construídas pelos povos mesopotâmicos.
3) Caracterize os seguintes povos da mesopotâmia: sumérios, amoritas, assírios, caldeus e acádios.
4) Por que o Egito é considerado como “uma dádiva do Nilo”?
5) Caracterize as seguintes fases da história do Egito Antigo: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
___________________________________________________________________________


Disciplina: História
Atividades referentes à 2ª série do Ensino Médio (turmas: A, B, C, D).


  •  Responder às seguintes questões:

1) Identifique e explique as principais características do Renascimento Cultural e Científico.
2) Por que o mecenato foi uma prática importante durante o Renascimento?
3) Explique as teorias geocêntrica e heliocêntrica.
4) Comente sobre a difusão do conhecimento favorecido pelo desenvolvimento da prensa e dos tipos móveis metálicos.
5) Explique os seguintes termos:
a. Reforma Protestante.
b. Contrarreforma.
c. Concílio de Trento.
d. Ato de Supremacia.
e. Absolutismo Monárquico.
f. Mercantilismo.
6) Caracterize o Absolutismo Monárquico do ponto de vista do sistema político e da organização social.
7) Na medida em que se formava o Estado absolutista, surgiam teorias políticas para justificá-lo. Explique a diferença entre as ideias de Jacques Bossuet e de Thomas Hobbes a respeito do Estado absolutista.
8) Cite e explique três características do Mercantilismo.
____________________________________________________________________________

Disciplina: História

Atividades do livro didático referentes à 3ª série do Ensino Médio (turmas: A e B).

Parte I


  •  Elaborar uma síntese sobre A Revolução Russa de 1917, identificando as principais fases da Revolução. (Páginas 36 a 40).

Parte II


  •  Responder às seguintes questões do livro didático:

Organizando as ideias – página 35 (questões 1 a 4).
Organizando as ideias – página 42 (questões 1 a 7).
Teste seu Conhecimento – páginas 43 - 44 (questões 1 a 5).

Postagem Atividade Química Prof(a) Deyse 2ªS SÉRIES



 Atividade Química  2ª série A,B,C,D  

    Prof(a) Deyse. 


Assista ao vídeo - atividade será enviada depois






VÍDEO Nº 1

VÍDEO Nº 2


VÍDEO Nº 3

VÍDEO Nº 4

                                                           



Postagem Atividade Filosofia Prof(a) Maria do Carmo



ATIVIDADE DE FILOSOFIA 1ªS SÉRIES: B E D

Professora Maria do Carmo




As atividades estão divididas em duas pesquisas.

Pesquisa 1
Título: Significado das palavras
1- Experiência:
2- Conhecimentos a priori:
3- Conhecimentos a posteriori:
4- Sensação:
5- Reflexão:

Pesquisa 2
História da Filosofia Antiga:
Contexto histórico geral:
Principais problemas filosóficos:
Principais escolas filosóficas:
Grandes filósofos do período:

História da Filosofia Medieval:
Contexto histórico geral:
Principais problemas filosóficos:
Principais escolas filosóficas:
Grandes filósofos do período:

História da Filosofia Moderna:
Contexto histórico geral:
Principais problemas filosóficos:
Principais escolas filosóficas:
Grandes filósofos do período:

História da Filosofia Contemporânea:
Contexto histórico geral:
Principais problemas filosóficos:
Principais escolas filosóficas:
Grandes filósofos do período:


Orientações gerais:

Pesquisa 1. Retoma os temas já discutidos e atividades desenvolvidas e
verificadas em sala de aula e acrescenta o próximo assunto que seria
abordado na sequência, para conclusão dos conteúdos. Estejam atentos aos
itens 2 e 3, fundamental para a compreensão do pensamento filosófico.

Pesquisa 2. Desenvolver por tópicos, separar cada informação e destacar os
subtítulos, que são os períodos da História da Filosofia e estão em negrito.


Obs: Pode pesquisar no livro didático, em dicionários, em artigos científicos,
em revistas, jornais de grande circulação, na internet, etc. Não esquecer de
identificar a fonte onde fez a pesquisa: autor e título. No caso da internet deve
constar o site completo, autor e título.
Essas informações é a última parte do trabalho, ou seja, depois de toda
pesquisa feita. Portanto, será também avaliada.

Boa pesquisa!

Postagem Atividade Sociologia

Postagem Atividade Arte

Postagem Atividade Física

Postagem Atividade Biologia

Postagem Atividade Ed. Física - Prof(a) Ana Paula



ATIVIDADE PROF(A) ANA PAULA



1ª SÉRIES ENSINO MÉDIO A, B, C, D, E e F 



- Um trabalho sobre o tema, sorteado em sala, para cada grupo. No qual faremos o seminário assim que retornarmos.

     ___________________________________________________

              2ª SÉRIES ENSINO MÉDIO A, B, C, D


 Um trabalho sobre o tema, sorteado em sala, para cada grupo. No qual faremos o seminário assim que retornarmos.


__________________________________________________________________________


3ª SÉRIES ENSINO MÉDIO A, B, C, D, E e F 


 -  Um Trabalho sobre o tema, sorteado em sala, para cada grupo. No qual faremos o seminário assim que retornarmos.

Postagem Língua Inglesa Prof(a) Silvia





Atividades Inglês – 1º anos B, C, D, E - Profª Sílvia




Individualmente, realizar o trabalho lançado em sala na semana de 09/03.
Capa: “O inglês como língua internacional”


1ª parte: Elabore, em português, uma produção textual, sobre a importância do inglês em um mundo globalizado. Não se esqueça de inserir um título a seu gosto. Cuidado, pois serão zerados os textos copiados da internet (plágio). O texto deverá ser de sua autoria.

2ª parte: Comente 5 curiosidades de algum país que fale inglês. Não se esqueça de citar o país. Em português ou inglês. Escolha curiosidades que chamem a atenção.

Obs>
·         O trabalho poderá ser digitado, caso deseje.
·         O trabalho deverá ser feito em folhas de sulfite, preferencialmente.
·         O “visual” de seu trabalho também será avaliado.
·         Se desejar, poderá inserir fotos, legendas ou ilustrações para enriquecer o seu trabalho.
·         Coloque a bibliografia – sites que consultou com as datas de acesso.
·         Pouquíssimos alunos conseguiram finalizar o trabalho em sala de aula e já entregaram. Nestes casos, os trabalhos serão considerados e a nota atribuída aos membros do grupo. Esses alunos portanto, não precisam mais entregar.

Obs>
Aproveite para pesquisar e estudar:
ü  Greetings formais e informais;
ü  Verbo to be;
ü  Presente simples.

↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭            



   ATIVIDADES INGLÊS – 2º ANOS A,B,C,D – Profª Sílvia


Individualmente, elabore em inglês, um infográfico sobre o assunto que desejar.
What´s an infographic? An image containing graphics and texts including statistics about a certain subject. It is done in a creative way to let people easily understand the message on the story being delivered.

Obs>
ü  Fazer em folha de sulfite.
ü  Deverá ser manuscrito, porém as ilustrações, fotos ou legendas, podem ser coladas, retiradas de internet, caso deseje.
ü  Se colher as informações na internet, o site com data de acesso no verso de seu infográfico.

Importante:
Você pode pesquisar e estudar o uso do Presente Simples e do Presente Contínuo.



↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭↭



ATIVIDADES INGLÊS – 3º ANOS A,B – Profº Sílvia
                               

Dar sequência ao trabalho “Volunteer Project”, iniciado na semana de 09/03/2020.
Individualmente, elabore em português, um projeto voluntário que possa ser aplicado em sua escola, de acordo com as necessidades dos alunos.
Seguir a ordem:

1.    Nome do projeto
2.    Justificativa (o porquê da necessidade de seu projeto na escola)
3.    Objetivos
4.    Desenvolvimento (as etapas de seu projeto, como será aplicado)
5.    Recompensas que o voluntário pode adquirir ao trabalhar seu projeto na escola.


Obs:
ü  O trabalho deverá conter uma capa com o titulo do trabalho: Volunteer Project.
ü  Poderá ser manuscrito ou digitado.
A folha rascunho que foi entregue por alguns alunos poderá ajudar na nota final de seu trabalho. 








Postagem Atividade Matemática Prof. Danilo


Postagem Atividade Língua Portuguesa Prof(a) Elisângela


1ºs B, C e E

Língua Portuguesa – Professora Elisângela
PRODUÇÃO TEXTUAL: DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA


Olá pessoal,
Como pedido na última aula de língua portuguesa, vocês devem produzir uma dissertação argumentativa sobre o assunto: Coronavírus. Lembre-se do que eu disse em sala, primeiro você deve descobrir o que você pensa sobre o assunto para poder apresentar sua opinião e defender sua tese com argumentos que validem sua opinião. Você pode abordar o assunto sobre diversos aspectos, como por exemplo: possíveis motivos, prevenção, impactos social ou econômico..., reação social, entre muitos outros.
Uns alunos já entregaram via WhatsApp como pedido anteriormente, alguns dos que já entregaram devem reescrever pois o texto estava errado, você já sabe se é o seu caso porque eu fiz a devolutiva da correção. Se você já tem nota azul, mas quiser reescrever para melhorar sua nota, você pode, valerá a maior nota.
Como foi muito difícil encontrar as postagens de quem entregou na primeira data pedida eu restringirei o horário e data de postagem.
Segue o link de dois sites com a matéria e três vídeos-aulas para você revisar o gênero textual, se precisar. Também há três exemplos de dissertações argumentativas sobre o assunto: os dois primeiros de alunos que entregaram e tiraram notas altas nesta produção textual e um escrito por mim.


Exemplos:
Coronavírus e seus impactos econômicos
Todos sabem que o Coronavírus é uma doença que está afetando o mundo inteiro, porém as pessoas acham que essa doença só gera problemas à saúde, enquanto ela está na verdade afetando o mundo de muitas outras formas como, por exemplo, economicamente com o fechamento de fábricas e com quedas nas bolsas de valores do mundo inteiro.
Essas consequências têm atingido vários países, na China, por exemplo, esse surto tem fechado fábricas e centros comerciais, deixando muitos cidadãos trancados em suas casas por medo do contágio, reduzindo dessa forma o consumo e a produção industrial e, consequentemente, afetando a economia.
Muitas bolsas de valores de todo o mundo vêm sofrendo quedas, e, na Bolsa de Xangai não está sendo diferente. Ela foi reaberta após duas semanas de recesso e despencou quase 8% no dia 03 de março, o patamar mais baixo em quatro anos. As principais empresas atingidas foram as dos setores de manufaturas e bens de consumo, já as companhias de saúde subiram quase 10%.
O Coronavírus está ocasionando problemas a muitas pessoas. Porém, há pessoas que acham que como não contraíram a doença não precisam se preocupar, enquanto na verdade podem sofrer consequências direta (se a contraírem) ou indiretamente, por exemplo, se essas pessoas trabalham em empresas que precisam fechar por causa da doença, ficando desempregadas. Ou seja, é necessário tomar algumas precauções, pois o Coronavírus pode ocasionar problemas de muitas maneiras à população.


Por André Rodrigues Farias da Silva (1ºB) – texto enviado em 16 de março de 2020 com algumas alterações da professora Elisângela.



Coronavírus: uma nova ameaça
O COVID-19 (Coronavírus) surgiu na cidade de Wuhan, na China, e deve ser levado muito a sério. Ele tem uma taxa de mortalidade baixa, mas uma área de contágio muito grande e ainda não temos a sua cura.
Um exemplo disso é a Itália, o país demorou muito para agir e quando agiu a população confundiu quarentena com férias antecipadas e, com isso, o número de casos subiu muito, tornando-se o epicentro na Europa. Um país que tomou sérios cuidados assim que o vírus começou a se espalhar foi Singapura, que controlou o vírus rapidamente, tomando medidas já no começo como fechamento de escolas e proibindo o movimento de pessoas na rua.
Ainda não há cura para o COVID-19, mas há cuidados básicos que se seguidos podemos diminuir o nível de contágio, como: lavar as mãos; passar álcool gel; evitar colocar a mão no rosto; evitar aglomerações de pessoas, procurar ficar em casa o tempo todo e deixar o ambiente bem arejado.
As medidas de precaução devem ser tomadas o mais rápido possível, principalmente aqui no Brasil que há poucos casos, mas se nenhuma medida for tomada podemos ficar igual a Itália, sem controle da doença.


Por Hugo Alves Ribeiro dos Santos (1º E) – texto enviado dia 18 de março de 2020 com algumas alterações da professora Elisângela.



Como sobreviver ao caos do Coronavírus?
Sabemos que o COVID-19 é coisa séria e que devemos tomar muito cuidado. Entretanto, o maior problema dessa doença é o comportamento social, pois se não estivermos atentos nos deixamos levar pelo desserviço daqueles que só querem tumultuar, além de ter que lidar com o egoísmo em massa.
Em situações como essa que estamos vivendo é comum um alto número de postagens sobre o assunto, muitas das quais dificilmente sabemos se devemos ou não acreditar por não termos acesso às suas fontes. Quando isso ocorre devemos analisar o comportamento dos governantes e as informações oficiais. Desta forma, não precisamos ler ou ver todos os vídeos das redes sociais para sabermos que de fato a questão é de atenção e que precisamos seguir às recomendações oficiais à risca.
Infelizmente, muitas pessoas não realizam essa análise conciliando informações oficiais a não-oficiais de forma consciente e acabam desesperando-se acreditando que é um problema individual e não de toda uma sociedade. Por causa desse comportamento, é comum não encontrarmos certos produtos em mercados ou farmácias, uns ficam privados de suas necessidades básicas como alimentação e medicação diária porque outros decidiram fazer estoques em seus lares, como se somente eles precisassem desses recursos.
Assim fica muito mais difícil superar o problema, porque quando se trata de uma questão social precisamos ficar atentos à realidade dos fatos e nos unir para ter maiores possibilidades de encontrar a solução.

Professora Elisângela – escrito dia 20/03/2020




1ºs B, C e E

Língua Portuguesa – Professora Elisângela

ATIVIDADE DE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Olá, pessoal
Como combinado, vocês devem realizar essa atividade de modo que fique de fácil consulta no decorrer do ano.
Abaixo segue o link de uma vídeo aula sobre o tema tratado em cada exercício e depois os exercícios, realize sozinho antes de ver as respostas: