segunda-feira, 23 de março de 2020

Postagem Atividade Filosofia Ivani 1ª séries E,F

Atividades dos primeiros anos 1º E, 1º F.           



Atividade 1- Para quem ainda não entregou favor acabar de fazer
aquela atividade sobre o mito da caverna, pois o aluno deve copiar o texto,
e depois copiar e responder as questões contextualizando e entregar em
nosso retorno a escola.



Atividade 2 – Eu ia passar o filme matrix para vocês
no mês de março, no entanto assistam o filme matrix, é só
procurar no Google e depois.


ASSISTIR atentamente o vídeo abaixo para um melhor entendimento da
matrix, e depois fazer uma reflexão, relacionando os dois filmes, de no
mínimo 20 linhas contextualizando tudo o que você entendeu, fazer em
folha avulsa para entregar bem bonito com capa e tudo, entregar em nosso retorno a escola. https://youtu.be/Rg9kyJCp5n8
























Postagem Atividade eletiva prof(a) Marlene

Plano completo da eletiva
Título: Já sei o que fazer, serei empreendedor. 1º F
e
Prestação de serviços para empreendedorismo. 1º e 2º
Multisseriados.
Professor: Marlene Maria Rodrigues.




Ementa: Somos cobrados praticamente todos os dias, o que você vai ser quando
crescer? Faz curso técnico, curso de manicure, pedicure, cabeleireiro e outros. Todas
as profissões são dignas, pois mostra a nossa identidade e nos leva ao futuro e
realizações, podemos entrar em lojas e fazer satisfações pessoais. Para isso iremos
trabalhar tema que justifique um olhar para empreendedorismo. Usaremos como
suporte o “SEBRAE”. Educação Empresarial: Turismo, administração de hotéis e
pousadas. O nosso tema principal terá o nome de ‘Já sei o que fazer, serei
empreendedor’.
Justificativa: O mundo passa por transformações, o Brasil passa por transformações,
em que temos a nosso favor a tecnologia, o meio, a informação e as ciências.
Salientando a ideia do Geógrafo Milton Santos: “Meio técnico- científico-
informacional”. Muitos estão na porta de entrada de futuro, essa realidade bate ao fim
do ensino médio, haverá posicionamento crucial para ser tomada de imediatamente e
pode ser crucial para o seu futuro. Não tomar decisões pelo imediatismo, e sim pela
consciência. Segundo pesquisa, estudantes de escolas públicas preferem humanas, a
maioria das mulheres preferem áreas da educação e saúde. Isso ocorre por fatores
que diversos. Muitos estudantes trancam a matrícula antes de completar um (1) ano
de curso, trocando várias vezes de curso e jovem tende a desistir. Por tanto, faça uma
pesquisa antes de entrar em cursos que talvez você tenha dificuldade de identificar.
‘Já sei o que fazer, serei empreendedor’ será uma porta de entrada, junto com outras
disciplinas e outras eletivas que você busque melhor os anseios da sua identificação.
Responsabilidades demais
As responsabilidades dos jovens parecem ter evoluído conforme as exigências da
sociedade. O ensino básico já não é suficiente para a formação, e é unificado a cursos
de línguas, profissionalizantes entre outros.
Metodologia: ‘Já sei o que fazer, serei empreendedor’. Com material e trabalho, pois
nada cai do Céu, o projeto pretende incentivá-los a ser criativos ao escolher uma
profissão ou um empreendimento que gera satisfação e lucro no futuro não muito
distante, lembrando sempre no capital de giro, emergências etc.
Recursos didáticos: instrumentos, espaços, equipamentos e suportes essenciais para
a realização da eletiva. Computadores, guias, revistas, jornais, papel sulfite, cartolina,
canetões, impressora, entrevistas, pesquisa individual e coletivos em ambientes
externos.

Culminância: ‘Já sei o que fazer, serei empreendedor’. Os alunos irão expor seu
trabalho em momento oportuno para a escola no final do semestre.
Avaliação: os alunos serão avaliados ao longo do desenvolvimento do projeto, bem
como os termos sugeridos: satisfatório, plenamente satisfatório, insatisfatório.
Cronograma semestral: ‘Já sei o que fazer, serei empreendedor’ 14/02 a 28/02:
apresentação da eletiva e dos integrantes; e roda de conversa sobre a expectativa do
trabalho. 06/03: coleta de dados e acolhimento para leitura do material pesquisado.
Ementa: Somos cobrados praticamente todos os dias, o que você vai ser quando
crescer? Faz curso técnico, curso de manicure, pedicure, cabeleireiro e outros. Todas
as profissões são dignas, pois mostra a nossa identidade e nos leva ao futuro e
realizações, podemos entrar em lojas e fazer satisfações pessoais. Para isso iremos
trabalhar tema que justifique um olhar para empreendedorismo. Usaremos como
suporte o “SEBRAE”. Educação Empresarial: Turismo, administração de hotéis e
pousadas. O nosso tema principal terá o nome de ‘Já sei o que fazer, serei
empreendedor’.
Justificativa: O mundo passa por transformações, o Brasil passa por transformações,
em que temos a nosso favor a tecnologia, o meio, a informação e as ciências.
Salientando a ideia do Geógrafo Milton Santos: “Meio técnico- científico-
informacional”. Muitos estão na porta de entrada de futuro, essa realidade bate ao fim
do ensino médio, haverá posicionamento crucial para ser tomada de imediatamente e
pode ser crucial para o seu futuro. Não tomar decisões pelo imediatismo, e sim pela
consciência. Segundo pesquisa, estudantes de escolas públicas preferem humanas, a
maioria das mulheres preferem áreas da educação e saúde. Isso ocorre por fatores
que diversos. Muitos estudantes trancam a matrícula antes de completar um (1) ano
de curso, trocando várias vezes de curso e jovem tende a desistir. Por tanto, faça uma
pesquisa antes de entrar em cursos que talvez você tenha dificuldade de identificar.
‘Já sei o que fazer, serei empreendedor’ será uma porta de entrada, junto com outras
disciplinas e outras eletivas que você busque melhor os anseios da sua identificação.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a
aprender.
Habilidades:
1.Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva..
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas
e criar soluções.
3.Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e

culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural.
Objetivo: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como
Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5.Cultura Digital — Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver
problemas e exercer protagonismo de autoria.
6.Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
Objetivo: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao
seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
7.Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que
respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e
ética.
8.Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo
suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10.Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com
base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e democráticos.
Fontes: Texto da terceira versão da BNCC Infantil e Fundamental, MEC, Porvir e Anna

Penido, diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento Pela Base (leitura
crítica).
Habilidades desenvolvidas: Descrever a organização econômica contemporânea como
fenômeno de escala mundial, responsável por modificar o meio em que vivemos.
Utilizar e interpretar gráficos, tabelas e ao longo de seu processo de formação e em
escala do tempo. Identificar propostas de culminâncias que busque uma formação e
interação com disciplinas afins, para a formação de um cidadão consciente e
participativo.
Eixos temáticos: Empreendedorismo. Temas abordados: Os circuitos de interação com
outras disciplinas abordando as dez competências do Currículo Paulista e BNCC:
 Conhecimento;
 Pensamento científico, crítico e criativo;
 Repertório cultural;
 Comunicação;
 Cultura digital
 Trabalho e projeto de vida;
 Argumentação;
 Autoconhecimento e autocuidado;
 Empatia e cooperação;
 Responsabilidade e cidadania.
Responsabilidades demais
As responsabilidades dos jovens parecem ter evoluído conforme as exigências da
sociedade. O ensino básico já não é suficiente para a formação, e é unificado a cursos
de línguas, profissionalizantes entre outros.
Referências: Educação empresarial, Turismo, Administração de hotéis e pousadas,
,edição SEEBRAE e outros

Em tempos de Crise
Corona Virus- Covide 19
Dias “melhores” virão.
Imaginar- se dentro de uma bolha e de repente tudo vai mudar. O importante neste
momento é cuidar da mente.
Em empreendedorismo certamente terá grandes perdas, falência de empresas,
desemprego e lógico a falta de otimismo. Por outro lado, pensa em sua saúde,
mentalize o que podemos tirar de positivo com tudo isso.
Objetivo desse momento. Você conhece o seu bairro? Certamente sim!

Mentalize quantos comércios você sabe que tem:
1º Passo:
Padarias:....... Pizzarias:............Supermercados:............ Mercadinho familiar:.............
Material de construção:.........
Academias:............................. Lojas de eletrodoméstico:.........
Papelaria:..............Artigos para costura:............ Lojas de
colchões:...............Pets:............ Lojas de confecção:............ Loja de sapatos:.........
Bares:............ Distribuidora de bebidas:........Restaurantes:.............. Postos de
gasolina:...............
Barbearias:............. Salão de beleza:............. Rotisserias:................
Igrejas:........ Templos:.......... Floricultura:.................. Hortifrutis:..................Bancas de
jornal:....... Biblioteca:........... e outros que vocês podem acrescentar.
2º Passo:
Coloque nome fictício para as lojas e dê nomes fictícios para os donos de modo que
ninguém saiba quem é, pois precisam apresentar a observação de vocês. Isso será
quando forem retornar as aulas.
3º Passo:
Se no final de saída da bolha, estivermos bem. Quem teve coragem de permanecer
aberto? Descreva em seu caderno.
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
......................................
4º Passo:
Para mais, faremos um trabalho de campo em forma de pesquisa. Se a pessoa quiser
dar depoimento, tudo bem. Do contrário só na observação.
Essa entrevista será elaborada no retorno, para não expor ninguém.
5º Passo:
O que podemos fazer para ajudar as pessoas em tempos de crise?
O DEPOIMENTO DE VOCÊS, SERÁ MUITO IMPORTANTE. Afinal foi passado em
tópicos para vocês do que é Viver em Sociedade:
Gostaria de repassar a vocês:
Ética/ Responsabilidade:
A ética pode ser vista em todas as disciplinas.
Minha explicação: neste momento temos que nos unir e tomar para todas questões
comuns, a sobrevivência de todos.

Faça da escola um ambiente agradável e reflexível.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
Minha explicação: neste momento a sua casa é o lugar mais seguro para evitar o
contágio da Covide 19, principalmente das pessoas que você mais gosta.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
..........................................................................................................................................
Vida em sociedade
Fazer parte de um grupo ou de uma comunidade exige do cidadão conhecer as
normas que regem a conduta aceita nos mais variados âmbitos: social, cultural e
político.
Minha explicação: Estamos falando de regras de convivência. O que você está
fazendo para suprir esse momento da Pandemia da Covide 19?
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...................
Respeito mútuo
É a valorização de cada pessoa, independentemente de sua origem social, etnia,
religião, sexo, opinião.
Minha explicação: neste momento, todos estamos no mesmo “barco”,
independentemente de sua origem. O impacto da Covide 19 é Mundial. Principalmente
no setor de empreendedorismo e serviços.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
..........................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
2ª Parte do respeito mútuo
Revelar seus conhecimentos, expressar sentimentos e emoções, admitir dúvidas sem
ter medo de ser ridicularizado, exigir seus direitos são atitudes que compreendem
respeito mútuo.
Minha explicação: em todos os momentos de dúvidas na vida de vocês, pode contar
com todos nós professores, coordenadores e equipe gestora, não leve a dúvida para a

vida. Lembre-se: ninguém nasceu sabendo, e neste momento vamos construindo
juntos adaptação as circunstâncias.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
..................
Justiça
Em um primeiro momento pode remeter à obediência as leis. Mas o conceito de justiça
vai muito além disso. É a busca de igualdade de direitos, deveres e oportunidades, o
que pressupõem o julgamento do que é justo ou injusto.
Minha explicação: o momento não deve ser para julgar do ponto de vista político,
econômico, etnia e outros. O momento da Pandemia é para não deixar o vírus se
espalhar e fazer grande quantidade de vítimas, principalmente fatais.

Solidariedade
É a expressão de respeito dos indivíduos uns pelos outros. Ser solidário é partilhar um
sentimento de interdependência e tornar para si questões comuns.
Minha explicação: então ‘pessoal’, foi bem o que expliquei na aula. Ajudar o próximo
com manifestações coletivas, que justifique o bem de todos sem baderna. Quem diria
que em algum momento da vida, teríamos que ficar em casa para ajudar o próximo.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...................

2ª Parte do texto:
Solidariedade inclui desde a ajuda a um amigo até a luta por um ideal coletivo da
sociedade.
Minha explicação: a bem da verdade, vejo muito isso no dia- a- dia
Entre vocês. Um companheirismo sem explicação. Que tal usar esse momento para
ajudar seu vizinho que talvez esteja precisando. O que você e seus familiares estão
fazendo especificamente?
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
..........................................................................................................................................
.........................................................................................................................................

Diálogo
A comunicação entre as pessoas pode ser fonte de riquezas e alegrias. É uma arte a
ser ensinada e cultivada. Mas atenção: o diálogo só acontece quando os interlocutores
têm voz ativa. Limitar-se a impor visões de mundo sem considerar o que o outro tem a
dizer, não constitui um diálogo.
Minha explicação: Pessoal! O momento é para refletirmos nossas ideias e
pensamentos. Não vem dizer que tudo que falei até o momento não cabe a disciplina
ELETIVAS e no nosso caso especificamente: ‘Já sei o que fazer, serei
empreendedor’. -1º F Ensino Médio e Prestação de serviços para
empreendedorismo. -1º e 2º- Ensino Médio. Na atual conjuntura. Você manteria a
sua empresa com ou sem colaboradores, fecharia ou abriria uma fábrica de produtos
do momento: Álcool em gel, luvas, máscaras e outros.
Faça a sua
reflexão:.............................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................

Postagem Atividade química Prof(a) Deyse 1ª séries A,B,C,D,E,F


Atividades para os alunos das 1ªs séries   A,B,C,D,E,F

Assistam os vídeos e as atividades virão depois

Vídeo 1 -

Vídeo 2 -
Vídeo 3 -
Vídeo 4 -

Postagem Atividade Geografia Prof. Luccas



Postagem Atividade Geografia

Postagem Atividade Eletiva prof(a) Karin




   
Eletiva do Ensino Médio – “Meu Doce Futuro” (Empreendedorismo)

Tarefas Pendentes e a fazer:
1)      Foi solicitado em sala de aula, que cada grupo de alunos pesquisassem até 3 Confeitarias na região em que moram, fazendo, se possível, uma entrevista com o dono ou gerente do estabelecimento, com algumas perguntas:
a)      Qual é o perfil dos moradores da região que compram no local? (se jovem, adulto, idoso, etc...)
b)      Qual o poder aquisitivo dessas pessoas? (se possuem pouco, médio ou muito dinheiro)
c)      Qual o produto com maior procura?
d)      Se possuem produtos diet, light, etc...

Obs.: Para aqueles que não fizeram essa PESQUISA antes do surgimento do Covid-19, deverão fazer individualmente através da internet e juntar as informações com os componentes do grupo via celular, se possível. Caso contrário, juntar no retorno às aulas.

2)      A partir da pesquisa realizada acima, cada grupo de alunos deverá definir o produto que será produzido pela Confeitaria deles, bem como os custos por mês que terão na confeitaria (ALUGUEL, LUZ, ÁGUA, GÁS,TELEFONE, INTERNET E ADICIONAIS). Nos ADICIONAIS, considerar itens de limpeza e descartáveis).

3)      Pesquisar também, os valores de cada ingrediente que irão compor o produto que será produzido. Por exemplo: Bolo de Chocolate ( ovos, farinha, leite, chocolate em pó, etc...). Estes valores podem ser obtidos em supermercados on line.


POSTAGEM LÍNGUA PORTUGUESA PROF(A) PATRICIA

                     



Atividades de Português- 2º anos A, B e C

Professora: Patrícia


Orientações: as pesquisas e atividades complementares deverão ser elaboradas
individualmente, manuscritas, sem rasuras, com capa de identificação, mencionando as
referências bibliográficas pesquisadas.

Tema: Poesia e prosa românticas no Brasil.

  •  Pesquisa sobre o Romantismo no Brasil, marcos literários deste Movimento,

impactos na sociedade e economia do Brasil, nesta época;

  •  Primeira geração: os poetas nacionalistas (Mencionar os principais poetas e

suas obras, as características importantes desta geração)
Escolher um poema de um autor desta geração e traçar o tema central, a linguagem
apresentada, o eu-lírico, características relacionadas ao Romantismo presentes neste
poema;

  •  Segunda geração: os ultrarromânticos (Mencionar os principais poetas e suas

obras, as características importantes desta geração)
Escolher um poema de um autor desta geração e traçar o tema central, a linguagem
apresentada, o eu-lírico, características relacionadas ao Romantismo presentes neste
poema; ideias explícitas e implícitas;

  •  Terceira geração: a poesia social (Mencionar os principais poetas e suas

obras, as características importantes desta geração)
Escolher um poema de um autor desta geração e traçar o tema central, a linguagem
apresentada, o eu-lírico, características relacionadas ao Romantismo presentes neste
poema; ideias explícitas e implícitas;

  •  Na prosa romântica apresentam quatro diferentes tendências literárias.

Quais são elas? Traçar as características de cada uma delas.

  •  O romance indianista: José de Alencar (biografia do autor e citação de suas

obras). Pesquisar um resumo explicativo sobre a obra “Iracema” e após,
fazer um comentário crítico sobre ela.

Bom trabalho!!                       


_____________________________________


Atividades de Português- 3º anos A e B

Professora: Patrícia



Orientações: as pesquisas e atividades complementares deverão ser elaboradas
individualmente, manuscritas, sem rasuras, com capa de identificação, mencionando as
referências bibliográficas pesquisadas.
Tema: Modernismo Português: A multiplicidade de um poeta.

  •  Pesquisa dos Marcos Literários do Modernismo Português, impactos na sociedade e economia em Portugal.


  •  Biografia completa do poeta português Fernando Pessoa;
  •  Características fundamentais e uma poesia principal de cada heterônimo (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos); após a leitura de cada poema escolhido,faça uma análise de sua característica estrutural, a linguagem empregada, o tema central de cada poema, traçar a(s) característica(s) principal ou principais do eu-lírico quanto aos sentimentos explícitos ou implícitos do texto poético.


Observação: Há alguns poemas dos heterônimos de Fernando Pessoa presentes no
livro didático.

Bom trabalho!

Postagem Atividade Tecnologia Prof(a) Elena


ATIVIDADE TECNOLOGIA 3 SÉRIE A E B



Prof(a) Elena

Caro aluno, lembre-se que a tecnologia, vai mais além de equipamentos (computadores, notebooks e celular). Em educação, pensamos em inovação, isto é, como as tecnologias transformam ou podem transformar a sociedade.
Pensando nisso leia o texto abaixo e depois responda as atividades a seguir.
5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo.
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação access_time 12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta
quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.

– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.

– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebida alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.

– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.

– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.

1. Após a leitura, você conhece outras notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro? Qual?














Agora responda as questões da tabela abaixo.

Por que as pessoas acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem chegar à veracidade?






Comentário:
Percebemos que é muito importante e necessário a busca de informações verdadeiras, e que não podemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a população.

Hora de colocar a mão na massa

Após a reflexão, chegou a hora de colocar os conhecimentos em jogo. Elabore um podcast, abordando como não disseminar notícias falsas em tempo de pandemia de Coronavírus.

Saiba mais:
O que é podcast?
O podcast é um arquivo de áudio, que é transmitido pela internet – e funciona
basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador
ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no
trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos,
que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido.

Como produzir o postcast:

  • Tema: como não disseminar notícia falsas em tempo de pandemia de Coronavírus.
  • Antes de produzir o seu conteúdo, estude mais sobre o tema, pesquisando em diferentes fontes confiáveis, 
  • Roteirizar o que será apresentado 
  • Ensaiar antes de realizar a gravação.
  • produzir um podcast de 2 minutos no máximo
  • Aluno você pode utilizar o programa gratuito audacity ou qualquer outro que tenha facilidade.

Aluno que não tem a possibilidade de realizar o postcast, poderá realizar a atividade escrevendo um artigo de opinião sobre o assunto.