Olá, tudo bem? A Atividade está no Caderno do Aluno do 1º bimestre.Segue abaixo a Atividade. Qualquer dúvida, estou à disposição.
ATIVIDADE 3 – Página 56 - Caderno do Aluno – 1ª série –Ensino Médio
Leitura de texto: A Importância da Escrita para a História da Humanidade.
O desenvolvimento da escrita é um fator de suma importância para descrever a formação e a evolução dos diferentes sistemas que surgiram ao longo da História. Dessa forma, convencionou-se tornar esse acontecimento como o marco mais importante para estabelecer a separação entre a Pré-História e a História, pontuando o processo inicial de registro dos acontecimentos humanos através desse suporte. Isso não significa que antes não havia História e que, inclusive através de recursos como os Mnemônicos, esses povos não preservassem a sua trajetória social através de outras formas além da escrita. Os Mnemônicos são conjuntos de técnicas que serviram no auxílio do processo de memorização, formando esquemas, gráficos ou até frases sobre os quais determinados assuntos necessitavam ser lembrados ou memorizados. Também devemos levar em consideração que as primeiras formas de escrita podem ser identificadas nas pinturas rupestres, que se desdobraram nos ideogramas, que por sua vez formaram as bases para a criação da escrita como a conhecemos hoje. Ideogramas, como símbolos gráficos, foram utilizados no sistema de escrita, onde os mesmos representariam elementos, objetos ou até um conceito abstrato. A primeira forma de escrita conhecida é a cuneiforme, que surgiu como uma forma de registrar o tempo de trabalho, o que nos possibilita associar o surgimento dessa escrita às necessidades das sociedades no Oriente Médio e, nesse caso, a partir do aspecto econômico. Os Sumérios na Mesopotâmia desenvolveram uma escrita silábica como uma forma de representar a língua falada, e os acádios elaboraram a criação dos alfabetos. Os Egípcios desenvolveram a escrita hieroglífica, e as civilizações pré-colombianas adotaram uma escrita independente formada por logossilábicos (logogramas com um silabário). Já os japoneses elaboraram a sua forma de escrita a partir da chinesa, que por sua vez também é ideográfica. Portanto, a partir das suas necessidades cada sociedade desenvolveu e foi aperfeiçoando o seu sistema de escrita que, ao longo do tempo, tornou-se essencial como forma de registro e de comunicação entre pessoas e comunidades.
3.1 A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos já adquiridos, estabeleça uma forma de comunicação, elaborando um “slogan” para caracterizar os povos aqui sugeridos: “japoneses, acádios, sumérios, egípcios, chineses e civilizações pré-colombianas”. Vale lembrar: Slogan é uma frase curta que define o posicionamento de uma marca e seu diferencial, isto é, uma frase que possa caracterizar esses povos de uma maneira rápida e fácil.
ATIVIDADE 3 – Página 58 Egito Antigo 3.1. Para ampliarmos o nosso repertório sobre o Egito Antigo, acesse os vídeos para responder os seguintes questionamentos. Vídeo 01 – Egito Antigo. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/egito-antigo Acesso em 24/09/2019. Vídeo 02 - Egito Antigo 2 (Economia, Religião, Sociedade e Cultura). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DlSjHyE3hdU Acesso em 24/09/2019.
a) Caracterize a economia do Egito Antigo e compare com a atual situação em que a grande maioria da população da sua cidade ou bairro vivem. b) A sociedade brasileira é uma sociedade dividida por classes sociais. Justifique a afirmativa e faça uma comparação entre a sociedade brasileira contemporânea e a sociedade egípcia do Antigo Egito.
Realizar a atividade em folha separada, a ser entregue no retorno das aulas; a atividade pode ser manuscrita ou digitada. Citar as fontes bibliográficas utilizadas nas pesquisas.
Essa atividade é da apostila do primeiro bimestre???
ResponderExcluirEu só to com a apostila do segundo bimestre professora
ResponderExcluirOlá, tudo bem? A Atividade está no Caderno do Aluno do 1º bimestre.Segue abaixo a Atividade. Qualquer dúvida, estou à disposição.
ResponderExcluirATIVIDADE 3 – Página 56 - Caderno do Aluno – 1ª série –Ensino Médio
Leitura de texto:
A Importância da Escrita para a História da Humanidade.
O desenvolvimento da escrita é um fator de suma importância para descrever a formação e a evolução dos diferentes sistemas que surgiram ao longo da História. Dessa forma, convencionou-se tornar esse acontecimento como o marco mais importante para estabelecer a separação entre a Pré-História e a História, pontuando o processo inicial de registro dos acontecimentos humanos através desse suporte. Isso não significa que antes não havia História e que, inclusive através de recursos como os Mnemônicos, esses povos não preservassem a sua trajetória social através de outras formas além da escrita. Os Mnemônicos são conjuntos de técnicas que serviram no auxílio do processo de memorização, formando esquemas, gráficos ou até frases sobre os quais determinados assuntos necessitavam ser lembrados ou memorizados.
Também devemos levar em consideração que as primeiras formas de escrita podem ser identificadas nas pinturas rupestres, que se desdobraram nos ideogramas, que por sua vez formaram as bases para a criação da escrita como a conhecemos hoje. Ideogramas, como símbolos gráficos, foram utilizados no sistema de escrita, onde os mesmos representariam elementos, objetos ou até um conceito abstrato.
A primeira forma de escrita conhecida é a cuneiforme, que surgiu como uma forma de registrar o tempo de trabalho, o que nos possibilita associar o surgimento dessa escrita às necessidades das sociedades no Oriente Médio e, nesse caso, a partir do aspecto econômico.
Os Sumérios na Mesopotâmia desenvolveram uma escrita silábica como uma forma de representar a língua falada, e os acádios elaboraram a criação dos alfabetos. Os Egípcios desenvolveram a escrita hieroglífica, e as civilizações pré-colombianas adotaram uma escrita independente formada por logossilábicos (logogramas com um silabário). Já os japoneses elaboraram a sua forma de escrita a partir da chinesa, que por sua vez também é ideográfica.
Portanto, a partir das suas necessidades cada sociedade desenvolveu e foi aperfeiçoando o seu sistema de escrita que, ao longo do tempo, tornou-se essencial como forma de registro e de comunicação entre pessoas e comunidades.
3.1 A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos já adquiridos, estabeleça uma forma de comunicação, elaborando um “slogan” para caracterizar os povos aqui sugeridos: “japoneses, acádios, sumérios, egípcios, chineses e civilizações pré-colombianas”.
Vale lembrar: Slogan é uma frase curta que define o posicionamento de uma marca e seu diferencial, isto é, uma frase que possa caracterizar esses povos de uma maneira rápida e fácil.
ATIVIDADE 3 – Página 58
Egito Antigo
3.1. Para ampliarmos o nosso repertório sobre o Egito Antigo, acesse os vídeos para responder os seguintes questionamentos.
Vídeo 01 – Egito Antigo.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/egito-antigo
Acesso em 24/09/2019.
Vídeo 02 - Egito Antigo 2 (Economia, Religião, Sociedade e Cultura).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DlSjHyE3hdU
Acesso em 24/09/2019.
a) Caracterize a economia do Egito Antigo e compare com a atual situação em que a grande maioria da população da sua cidade ou bairro vivem.
b) A sociedade brasileira é uma sociedade dividida por classes sociais. Justifique a afirmativa e faça uma comparação entre a sociedade brasileira contemporânea e a sociedade egípcia do Antigo Egito.
Obrigada!
ResponderExcluirÉ para fazer em uma folha separada ou pode deixar no caderno?
ResponderExcluirRealizar a atividade em folha separada, a ser entregue no retorno das aulas; a atividade pode ser manuscrita ou digitada. Citar as fontes bibliográficas utilizadas nas pesquisas.
ResponderExcluir